Erros gramaticais comuns

Os três erros gramaticais mais comuns nos trabalhos da nossa disciplina estão relacionados à concordância entre as palavras (feminino/masculino, singular/plural), à vírgula e à crase.


Para evitar esses erros, é essencial ser capaz de identificar quem é o sujeito da frase (quem realiza a ação) e qual é o verbo (qual é a ação que está sendo realizada). Veja os seguintes exemplos:

A inflação (sujeito) aumentou (verbo).

A inflação dos alimentos industrializados (sujeito) está (verbo) aumentando na comparação com o ano anterior.

A concordância entre as palavras


É preciso que os elementos principais da frase tenham o mesmo gênero (feminino ou masculino) e o mesmo número (singular ou no plural). Veja os seguintes casos:




A vírgula

 

A vírgula é utilizada principalmente em três situações: para separar itens em uma lista, para inserir uma pequena explicação em uma frase e para mudar a ordem padrão da frase.

O uso da vírgula para separar itens em uma lista é o caso mais simples. Por exemplo, "o Brasil é um grande produtor de minério, carne, soja, milho e café".

A segunda situação em que a vírgula é mais usada é mais difícil de entender. Ela serve para alterar a ordem padrão de uma frase. A ordem padrão da frase é: sujeito, verbo, complementos do verbo. Essa é a ordem que facilita a compreensão. Porém, muitas vezes, pode ser necessário alterá-la para conseguir ser mais conciso ou para variar o estilo do texto, deixando-o mais interessante. Veja os exemplos abaixo: 

Atenção para um detalhe. Para respeitar a ordem padrão da frase não se deve colocar vírgula entre o sujeito e o verbo. O sujeito é quem realiza ou sofre a ação. Lembre-se que ele pode ser composto por diversas palavras. O sujeito das frases abaixo é a expressão que está sublinhada:

A única situação em que é aceitável que haja vírgula entre o sujeito e o verbo é quando há uma frase intercalada. Porém, nesse caso há duas vírgulas, uma antes e outras depois da expressão que será inserida na frase:




Por fim, há expressões que sempre exigem o uso da vírgula. Algumas antes, outras depois. E há algumas que exigem vírgulas antes e depois.

Algumas expressões em que sempre há vírgula antes:

Algumas expressões em que sempre há vírgula depois:

Algumas expressões que exigem vírgula antes e depois:


Quando tiver dúvidas sobre o uso da vírgula no caso de alguma expressão, faça uma pesquisa no Google Acadêmico. Por exemplo, se você quer saber se há vírgula depois de "como visto anteriormente", pesquise essa frase no Google Acadêmico e confira se os resultados usam a vírgula ou não. Não se esqueça de colocar a frase entre aspas.

Crase


A crase é uma das regras gramaticais que geram mais dúvidas. Talvez isso aconteça porque ela não interfere no sentido da frase. Sinceramente, por mim, ela poderia deixar de existir. No entanto, isso não vai acontecer. Então, temos que aprender a usá-la.

O mais importante é entender que a crase é o feminino do "ao". Por exemplo, se dizemos "vamos te encontrar ao anoitecer", então temos que dizer "vamos te encontrar à noite". 

Observe com atenção as quatro frases abaixo. O significado delas é o mesmo. A única diferença é que duas delas utilizam o verbo "refere-se" (que exige a preposição) enquanto as outras duas utilizam o verbo "indica" (que não exige preposição). Além disso, duas delas usam o substantivo masculino (tempo), enquanto as outras duas empregam um substantivo feminino ("demora"). A crase aparece apenas quando o verbo exige preposição e o substantivo é feminino:

O "ao" é a soma da preposição "a" com o artigo "o" ("vamos te encontrar a+o anoitecer"). Ele existe porque alguns verbos exigem uma preposição depois dele ("refere-se ao preço", "devido aos novos concorrentes" etc.). Quando a palavra que vem depois do verbo é feminina, ao invés de usar "ao", temos que usar crase, porque o artigo seria feminino. Então, a crase representa a soma de "a" (preposição) com "a" (artigo): à = a+a. Por exemplo, "refere-se à demora", "devido às reclamações" etc. Observe neste último exemplo que pode haver crase também no plural.

Entendido isso, você pode entender as duas principais dicas para saber quando há crase:

Resumindo, a crase é o feminino do "ao". Por isso, não há crase antes de palavras masculinas e, no caso de palavras femininas, imagine se teria "ao" caso a palavra fosse masculina. 

Aqui estão alguns verbos comuns em trabalhos acadêmicos em que a crase é necessária:

Algumas expressões exigem crase em alguns contextos, mas não em outros: 

No caso do verbo adequar, não há crase antes da coisa que está sendo adequada, mas há crase antes da coisa à qual ela será adequada.

Exercícios. Para fixar a aprendizagem, faça estes exercícios.