Um esquema da Filosofia e sua história

O objetivo deste texto é fazer uma apresentação rápida da Filosofia, focando no essencial para o que estudamos no BICE e indicando como você pode se aprofundar a partir dos seus interesses. Começaremos definindo o que é a Filosofia e quais são suas principais áreas para depois dar um panorama da sua história. Ao final, são apresentados diversos lugares onde você pode se aprofundar.


A Filosofia é a busca pelo conhecimento usando o raciocínio, em contraposição ao senso comum (tradição), à arte (ficção, poesia, música, emoções) e religião (fé). As ciências surgiram da Filosofia, começando pela matemática. Quando um método é desenvolvido, especialmente experimentos, aquela área deixa de fazer parte da Filosofia e vira uma ciência. Por exemplo, Newton e Darwin se viam, ao menos em parte, como filósofos. Adam Smith e Marx também. Há um livro de história do pensamento econômico que se chama Os Filósofos Profanos. Por isso também há entre os filósofos vários pensadores que são considerados cientistas políticos. A ciência política é uma filha da Filosofia Política. O mesmo acontece com a psicologia, a neurociência, a inteligência artificial e diversas outras áreas, em que os primeiros cientistas se viam como filósofos.

Para se ter uma ideia, atualmente até mesmo a felicidade e a consciência são objeto de estudos científicos.


Com o desenvolvimento das ciências, a Filosofia agora se concentra nos aspectos normativos e em análise de casos em que as descrições são muito difíceis.

Atualmente, as principais áreas da Filosofia são Ética, Estética, Lógica, Filosofia da Ciência, Metafísica, Epistemologia, Filosofia da Mente, Filosofia Política.



Filosofia Antiga: pré-socráticos, Era Clássica, Filosofia Helenística

Heráclito, Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicuro, estoicos

Filosofia Medieval: patrística e escolástica

Santo Agostinho, São Tomás de Aquino

Filosofia Moderna: renascimento, iluminismo e romantismo

Copérnico, Galileu, Maquiavel, Descartes, Hobbes, Locke, Hume, Rousseau, Montesquieu, Adam Smith, Kant, Hegel

Filosofia Contemporânea: Analíticos e Continentais (marxismo, fenomenologia, existencialismo)

Marx, Nietzsche, Heidegger, Arendt, Sartre, Adorno, Habermas, Mill, Wittgenstein, Popper, Kuhn, Nozick, Rawls, Sandel