Meditação

Depois de muito procurar, em 2018 encontrei um tipo de meditação que encaixou comigo. É a meditação da atenção plena (mindfulness). Ela é uma versão da meditação budista, mas sem os pressupostos religiosos, os rituais e a linguagem difícil. Ela foi desenvolvida por médicos e psicólogos para ajudar pessoas com problemas sérios de saúde, incluindo ansiedade, depressão, câncer e dor crônica, mas também ajuda pessoas saudáveis a lidar melhor com as questões do dia a dia.     

Uma boa maneira de começar é experimentando esses materiais:

O próximo passo é ler o livro Atenção Plena: como encontrar a paz em um mundo frenético, de onde vieram as meditações guiadas. O livro é ao mesmo tempo muito gostoso de ler e cientificamente muito rigoroso. Ele foi escrito por Mark Williams, professor aposentado de psicologia da Univ. de Oxford. As meditações guiadas na voz dele, em inglês, estão aqui.   

Ah, se você gostou das animações que indiquei acima, aqui estão mais 15 delas, mas é preciso pedir para gerar as legendas em português.

A ioga é um tipo de meditação em movimento. Gosto muito desses três canais do Youtube:


Sentar quieto


Sentar quieto pode te ensinar várias maneiras de aceitar a vida, estar com uma dor, envelhecer com leveza e morrer sem arrependimentos. É a sala de aula para viver uma vida sábia e gentil.

Sente-se a qualquer momento: de manhã, à noite, um minuto, três anos. Você vai aprender coisas.

Feche os olhos, mas se estiver com sono ou com a cabeça muito agitada, você pode ficar de olhos um pouco abertos e sem foco.

Comece com cinco respirações profundas, depois respire normalmente. Siga a respiração como ondas no mar, chegando e saindo. Também é interessante respirar como um gato, ronronando.

Saboreie a respiração, sinta a respiração, observe a respiração, se torne a sua respiração. Quando se distrair, calmamente volte a isso que é a experiência mais simples e básica de estar vivo, respirar. É só isso, sem crenças, sem regras, sem dogmas.

Apenas se sente quieto, se conecte com sua respiração e preste atenção ao que acontece. Você vai aprender coisas.

Durma bem e o bastante. Coma bem e não muito. Se movimente e se alongue o bastante. Aprenda a relaxar, vá observando seus músculos e os soltando, os ombros, as mãos, os pés, o períneo, a testa, a garganta, a língua, os olhos.

Seus pensamentos não são a sua vida. Crie uma sala em sua mente tão grande quanto o céu. Saboreie os pensamentos irem e virem, virem e irem, passarem.

Seus sentimentos vão dizer o que você precisa. Aprenda a ser delicado com suas necessidades. A dor é uma parte natural da vida, aprenda a aceitá-la. Seja grato por tudo, a vida é um presente. Saboreie viver com gratidão. Maravilhe-se com a realidade. Maravilhado você está aberto, livre, alegre. Tudo o que acontece é uma surpresa. Toda experiência é fresca.

O agora é tudo o que você tem, O passado é memória, o futuro é desejo. O agora é real.

Continue se trazendo de volta para o agora. Se conecte com seu corpo agora. Se conecte com a terra agora. Se conecte com este lugar agora. Se conecte com as pessoas agora. Se conecte com qualquer coisa que estiver à sua frente agora. Saboreie viver bem cada momento.

Você aprenderá isso sentando quieto. 


(Adaptado de “Buddha in Blue Jeans” de Tai Sheridan)