Objetivos da disciplina

Plano de ensino:

Distribuição dos pontos:

Modelos de artigo

Modelos de apresentação

Critérios de correção do artigo:

Orientações sobre as apresentações:

Critérios de avaliação das apresentações:





Os artigos e as revistas

Artigos científicos são textos de cerca de 10 a 30 páginas publicados em revistas científicas. Essas revistas são basicamente sites que selecionam e publicam mais ou menos 10 desses textos de tempos em tempos (algumas a cada trimestre, outras a cada semestre etc.). Aqui estão alguns exemplos de revistas científicas:

Há sites de busca especializados em artigos científicos. Os dois que mais nos interessam são o Google Scholar e o Scielo. O Google Scholar é mais abrangente, incluindo textos de várias línguas, porém, é menos rigoroso. Além de artigos, ele inclui dissertações, relatórios e trabalhos apresentados em congressos. O Scielo é mais do que um site de busca, é uma plataforma onde as revistas são publicadas depois de passar por uma avaliação rigorosa. Por isso, ele é mais restrito (na verdade, o Scielo está incluído no Google Scholar).

O vídeo abaixo mostra 7 dicas sobre o Google Scholar (6 min.):




Outra maneira de descobrir artigos, é consultar o currículo de algum autor que te interessou. Para isso, use o currículo Lattes. Marque a opção "demais pesquisadores", caso contrário ele pesquisará apenas entre quem tem doutorado.



Introdução ao Google Docs




A estrutura e a formatação do artigo



Exercícios de escrita



Filosofia da ciência



Fontes de dados

Dicas

Sites de busca de emprego: