Modelos de referências
A estrutura básica das referências é a seguinte:
AUTOR. Título em negrito. Outras informações. Ano.
Aspectos que se repetem:
o primeiro item é sempre o sobrenome do autor em maiúsculas (caixa alta).
o título fica em negrito, exceto no caso de artigos científicos. Nesse caso, é o título da revista que fica em negrito.
o último item é o ano.
Veja aqui uma apresentação de slides sobre os diferentes tipos de referências.
Artigos científicos
RIBEIRO, M. Preços de escravos em Campinas no século XIX. Revista História Econômica & História de Empresas, v. 20, n. 1, 2017.
DIAS, A.; TEIXEIRA, M. Gravidez na adolescência: um olhar sobre um fenômeno complexo. Paidéia, v. 20, n. 45, 2010.
SAPORI, L.; SANTOS, R.; MAAS, L. Fatores sociais determinantes da reincidência criminal no Brasil: o caso de Minas Gerais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, 2017.
BARROS, M. et al. Tendências das desigualdades sociais e demográficas na prevalência de doenças crônicas no Brasil, PNAD: 2003-2008. Ciência e Saúde Coletiva, v. 16, n. 9, 2011.
NOGUEIRA, M. Uma análise contextual das políticas públicas voltadas para as empresas de pequeno porte no Brasil. Texto para Discussão - IPEA, n. 2.233, 2016.
Livros
ARIELY, D. Previsivelmente irracional: como as situações do dia-a-dia influenciam as nossas decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
SILVER, N. O sinal e o ruído: por que tantas previsões falham e outras não? Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.
Capítulos de livro
ALVES, J.; CAVENAGLI, S. O Programa Bolsa Família e as taxas de fecundidade no Brasil In: CAMPELLO, T.; NERI, M. (Org.). Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: IPEA, 2013, p. 233-246.
Trabalhos apresentados em eventos (congressos, seminários etc.)
ALMEIDA, M. et al. Planejamento financeiro de curto prazo nas pequenas e médias empresas de Sergipe In: XVI CONGRESSO DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE DA USP. Anais … São Paulo, 2016.
SOARES, V. Interpretação da função social da propriedade na CF/88, à luz dos fundamentos da socialidade, fraternidade e dignidade da pessoa humana. In: XVII CONGRESSO DO CONPEDI. Anais ... Brasília, 2008.
Monografias, dissertações e teses
LASMAR, Y. A relação entre empresas e consumidores através das redes sociais: o social commerce da empresa Magazine Luiza. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia), Universidade Federal de Alfenas, 2021.
ESPINOZA, F. O impacto de experiências emocionais na atitude e intenção de comportamento do consumidor. Dissertação de mestrado (Mestrado em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.
CRUZ, B. O boicote no comportamento do consumidor. Tese de doutorado (Doutorado em Administração), Fundação Getúlio Vargas, 2013.
Sites e textos em sites
GALHARDI, R. Faturamento de pequenas empresas subiu 6,9% em setembro. Exame, 2014. Disponível em: https://exame.abril.com.br/pme/faturamento-de-pequenas-empresas-subiu-6-9-em-setembro/ Acesso em: 22 de Junho de 2022.
Quando não houver a indicação de autor, use o nome do site como autor:
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Atas do Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil, 2022. Disponível em: www.bcb.gov.br/publicacoes/atascopom/04052022. Acesso em: 22 de Junho de 2022.
Leis e outros documentos legais
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm Acesso em: 22 jun. 2017.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm Acesso em: 30 jul 2016.
Sobre a autoria:
o autor não precisa ser uma pessoa, pode ser uma instituição (Brasil, Prefeitura de Varginha, Organização Mundial da Saúde etc.).
Desconsidere o "da" antes dos sobrenomes. Por exemplo, a chamada de um texto de autoria de Fernanda da Silva em 2010 deve ser (SILVA, 2010) e não (DA SILVA, 2010). Isso vale também para a referência. O correto é SILVA, F. não DA SILVA, F.
um artigo pode ter mais de um autor. Neste caso, os autores ficam separados por ponto e vírgula. Veja os exemplos acima.
quando há mais do que três autores, use a expressão latina et al. (que significa "e outros").
quando o último sobrenome for Filho, Neto e Júnior, inclua o penúltimo sobrenome em caixa alta. Por exemplo, ao invés de (FILHO, 2012), use (PEREIRA FILHO, 2012).
no caso de sites, algumas vezes, o nome do autor pode ser o mesmo que o título. Nesse caso é preciso repetir o mesmo nome primeiro como autor (em caixa alta) e depois como título (em negrito).
quando alguém é organizador do livro, mas não o autor de todos os capítulos dele, isso é indicado com a sigla "(Org.)" depois da indicação de seu sobrenome e nome. Isso está ilustrado em um dos exemplos mais abaixo, onde falamos sobre livros e capítulos de livros.