Tabelas e gráficos


Ilustrações poder ser boas maneiras de apresentar alguma informação. Para usá-las adequadamente, fique atento às seguintes definições dos diferentes tipos de ilustração:

  • tabela: uma apresentação das informações em colunas, quando predominam números;

  • quadro: também em colunas, mas com o predomínio de palavras;

  • gráfico: uma ilustração em que as formas representam valores numéricos;

  • figura: nome geral para todos os outros tipos de ilustração (esquemas, fotografias, mapas etc.).

Todos esses elementos devem ser precedidos de um título, indicando a numeração. Por exemplo, se a primeira tabela for "Tabela 1 - Automóveis a combustão vendidos no Brasil", o título da segunda tabela será "Tabela 2 - Automóveis elétricos vendidos no Brasil".

A numeração é independente entre tabelas, quadros, gráficos e figuras. Por exemplo, se o próximo elemento ilustrativo for um gráfico, sua numeração seria "Gráfico 1 - Uma comparação entre o crescimento das vendas dos automóveis elétricos e a combustão". E o mesmo aconteceria com os quadros e as figuras.

O título deve estar em tamanho 12 e vir antes da ilustração. Além do título é preciso indicar a fonte. Ele é indicada em tamanho 10, após a ilustração, por meio de uma chamada e inserindo a referência no final do texto, da mesma maneira que é feito com as outras citações. Por exemplo, "Fonte: (SILVA, 2020)".

É preciso indicar a fonte mesmo que ela seja o próprio autor (nunca entendi o motivo dessa regra). Por exemplo, "Fonte: elaboração própria.", "Fonte: o autor", "Fonte: a autora", "Fonte: os autores".

Se você retirou os dados de alguma fonte, mas foi você quem criou a tabela ou o gráfico, você pode indicar isso de maneira separada. Por exemplo, "Fonte: elaboração própria. Fonte dos dados: (BANCO CENTRAL DO BRASIL, 2022)".

Uma informação bastante importante. Não basta colocar a ilustração em seu texto, é preciso comentá-la, enfatizando as informações mais relevantes e relacionando-a com o que foi dito antes e o que será dito depois. Quando mencionar a ilustração no texto, use a primeira letra maiúscula. Por exemplo, "Como apresentado na Tabela 1, as vendas de carros a combustão se mantiveram estáveis, ao contrário do que o Gráfico 2 mostra em relação aos carros elétricos".

Veja exemplos da formatação de todos esses tipos de ilustração no Manual de Normalização da Unifal e no nosso modelo de artigo.