O TCP e a escolha do orientador

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma das exigências para concluir o curso de graduação. Ele é um texto de 25 a 40 páginas, também conhecido como monografia (uma pesquisa sobre determinado assunto usando fontes científicas para fundamentar as informações apresentadas). Nesse trabalho, cada aluno é orientado por um professor, o orientador da pesquisa.

O Trabalho de Conclusão do Piepex (TCP) é o TCC do BICE. Ele é um texto menor, de 10 a 30 páginas.

Tanto no TCC quanto no TCP, o orientador te ajudará a organizar seu texto, te indicará como pesquisar as fontes mais importantes e revisará o seu texto à medida que você for escrevendo. Também é o orientador quem decidirá se o texto já está pronto ou não.

Quando o texto for considerado pronto pelo orientador, é hora de indicar dois outros professores para comporem a banca de avaliação do trabalho. É o momento da defesa do TCP (ou TCC). A escolha dos avaliadores é feita pelo orientador, mas é comum que ele pergunte quais professores o aluno gostaria que avaliassem o trabalho. Essa decisão é importante, pois é muito comum que diferentes professores façam observações diferentes, dependendo de quais conhecimentos possuem e de quais comunidades científicas participam.

A defesa consiste em uma reunião que pode ser assistida por outras pessoas (amigos e familiares do aluno, colegas, outros orientandos do professor etc.). A defesa começa com uma apresentação de slides de cerca de 15 minutos pelo aluno, seguida das seguintes fases: arguição (comentários e perguntas) de um dos avaliadores, respostas do aluno, arguição do segundo avaliador, novas respostas do aluno e comentários do orientador (caso julgue pertinente, ele pode intervir em alguma das fases anteriores).

Feito isso, a banca (o orientador e os avaliadores) pede que o aluno e os outros convidados se retirem da sala para que ela faça a deliberação sobre a aprovação do trabalho. Depois de 5 a 15 minutos, o orientador convida o aluno e as outras pessoas a retornarem à sala e comunica o resultado da avaliação.


Como escolher seu orientador?


O mais comum é que os alunos procurem algum professor com quem tenham feito uma disciplina ou projeto em que tenham ido bem. Outra possibilidade é você escolher um professor especialista em um tema de pesquisa que te interesse. Nesse caso, você pode consultar o currículo Lattes dos professores da Unifal-Varginha neste link unifal-mg.edu.br/icsa/docentes. Se você ainda não estudou com esse professor, é interessante que você mande um email com algum texto que você já tenha feito sobre o assunto ou algo semelhante.

Você deve enviar um email ou conversar pessoalmente com o professor e perguntar se ele aceita te orientar no TCP (ou TCC). É bom que você já tenha um ou mais temas que gostaria de pesquisar. Porém, você também pode perguntar se o professor tem alguma sugestão de tema. Como dito acima, as coisas ficam mais fáceis se você já desenvolveu algum trabalho com esse professor em alguma disciplina ou projeto e decida fazer o TCP/TCC continuando esse trabalho.

O professor pode recusar o convide. Isso normalmente acontece caso já ele tenha muitos orientandos, não domine o tema escolhido por você ou o prazo até seu defesa seja muito curto. Por isso, o ideal é que você convide o professor com, pelo menos, um semestre de antecedência. Isso aumenta bastante as suas chances.

No caso do TCP, a defesa costuma acontecer ao final do sexto período, pois é preciso já ter conseguido todos os pontos de Piepex. Portanto, o ideal é que você procure um orientador no começo ou no meio do quinto período.

Um último aviso. Despois de aceita a orientação e iniciada a pesquisa, ainda é possível um dos dois desistir da orientação. Isso pode acontecer se você quiser mudar para um tema de pesquisa que o orientador atual não domina, se você não estiver satisfeito com o desempenho dele ou ele não estiver satisfeito com o seu.

No entanto, essa decisão é delicada porque uma das duas partes pode ficar magoada caso já tenha se dedicado muito a essa pesquisa e, principalmente, se a data limite para a defesa estiver próxima. Uma maneira de evitar conflitos é estabelecer suas tarefas e prazos de maneira clara e conjunta (p. ex., quais leituras fazer e quais trechos escrever até determinada data).

O vídeo abaixo tenta explicar melhor esses pontos.

Iniciação científica


  • Ao contrário do TCP e do TCC, ela é opcional, não é uma exigência para concluir o curso.

  • É um projeto de pesquisa durante a graduação, não ao final como no caso do TCC e do TCP.

  • Tem duração de um ano.

  • Pode ser remunerada com bolsa ou voluntária.

  • Há editais para definir quem receberá bolsa (unifal-mg.edu.br/graduacao).

  • É o professor quem submete o projeto. Por isso, o primeiro passo é conversar com algum professor para saber se ele tem o interesse em te orientar em uma pesquisa de iniciação científica.