Orientações sobre o artigo

Nossa tarefa na disciplina é escrever um pequeno artigo. A melhor maneira de entender o que você deve fazer é estudar com atenção os seguintes textos:

Além disso, você pode consultar trabalhos de conclusão de curso já aprovados no link abaixo e:


As regras do artigo



Critérios de correção do artigo


A escolha do seu tema de pesquisa

O primeiro passo na escrita de seu artigo é escolher o tema da pesquisa, o assunto do seu artigo. Você pode escolher qualquer assunto relacionado a Administração, Atuária, Economia ou Contabilidade. Isso inclui a análise de produtos, de empresas, de mercados, de leis, de problemas sociais, de indicadores econômicos ou sociais etc.

Você pode mudar de tema a qualquer momento do semestre. Aliás, isso é comum quando começamos uma pesquisa. Ao começar a ler e pensar sobre o assunto, você pode descobrir que o tema que escolheu não é muito interessante ou é muito difícil, que não há muitas informações sobre, pode descobrir algum tema mais interessante etc. 

Então, não tenha receio de mudar de tema, apenas evite fazer isso depois do primeiro mês de aula, para não ter que correr com sua pesquisa. Por isso, aproveite bastante o primeiro mês para pensar sobre isso.

É permitido se basear em algum trabalho de outra disciplina ou pesquisa orientada por outro professor (p. ex., TCP), desde que não seja um trabalho feito em grupo e que siga as orientações da nossa disciplina.

O objetivo da disciplina é aprender a fazer bem feito, não ser inovador ou profundo. Então, minha sugestão é que você escolha um tema fácil. Por isso, escolha um assunto sobre o qual haja muita informação e, se possível, algo sobre o qual você já tenha algum conhecimento. Não escolha um tema muito amplo, pois é difícil abarcar todos os tópicos relevantes, mas também evite temas muito específicos, pois é mais difícil encontrar informações sobre ele.  

O artigo é uma revisão de literatura sobre determinado assunto, em outras palavras, um resumo sobre o que já se sabe sobre aquele tema. Então, não é permitido fazer entrevistas. Elas são muito interessantes, mas precisam ser bem preparadas (veremos isso quando conversarmos sobre os tipos de pesquisa). 

Você pode escolher o tema da sua pesquisa se baseando em seus interesses pessoais ou em seus interesses profissionais.  

No primeiro caso, você pode pensar em temas sobre os quais você já costuma pesquisar na internet em seu tempo livre ou sobre os quais você gosta de conversar com seus amigos. Por exemplo: 

A segunda estratégia é pensar que esse artigo pode ser algo que te ajudaria em uma entrevista de emprego,  uma coisa legal para colocar no seu currículo. Então, você pode escolher um assunto importante para o emprego que você quer ter ou que você já tem. Por exemplo:

Algo que pode te ajudar muito a pensar em um assunto para sua pesquisa é ver os temas dos TCPs que já foram defendidos (clique aqui). Além disso, você também pode ler o currículo dos professores da Unifal-Varginha para saber o que eles pesquisam e assim já ir pensando em que poderá ser seu orientador.


A definição do objetivo da sua pesquisa

Depois de escolhido o tema do artigo, é preciso definir o objetivo dele. É quase a mesma coisa, mas é uma indicação mais específica, mais rigorosa, da intenção do texto. 

Por isso, duas questões muito comuns em bancas de defesa de TCP e nas avaliações dos artigos são:

Por isso, é preciso indicar o que você pretende com seu trabalho em três lugares: no resumo, na introdução e nas considerações finais.

Se o objetivo não for muito claro, sua pesquisa será confusa. Se ele for muito amplo, seu trabalho ficará incompleto. Como dentro de um mesmo tema vários aspectos que seria possível analisar, é preciso delimitar o objeto, recortar o tema,  focando em apenas uma parte do assunto.

Alguns exemplos de objetivos:

Note o uso de verbos como descrever, apresentar, comparar, explicar etc. Note também como são objetivos bastante simples, humildes até. A intenção dessa disciplina é te ajudar a aprender a fazer um trabalho simples, mas bem feito. Depois de ganhar segurança nesse primeiro passo, em suas outras pesquisas, você poderá abordar temas mais complexos e perseguir objetivos mais sofisticados. 

Para ver exemplos de objetivos em outras áreas, consulte a página dos TCPs já defendidos


Escolhendo o título do seu artigo

Os títulos de artigos científicos devem ser informativos, indicando qual o objetivo do texto e, se possível, os aspectos principais da metodologia adotada. Por isso, eles tendem a ser longos e detalhados.

A estratégia mais comum para deixar o título mais atrativo é dividi-lo em título e subtítulo, separados por dois pontos. Outra estratégia, é usar uma pergunta no título ou no subtítulo. Veja alguns exemplos:


O resumo do seu artigo

O resumo é uma parte decisiva do seu artigo. Quando estamos pesquisando um assunto, lemos dezenas de resumos para só então decidir quais serão aqueles artigos que realmente leremos do começo ao fim. Por isso, o resumo deve servir como uma miniatura do seu trabalho.

Portanto, o resumo não é uma introdução ao artigo, mas sim um substituto do texto todo, resumindo os aspectos mais importantes. Por causa disso, todo resumo deve incluir três aspectos do seu trabalho:

Há diferentes metodologias que os pesquisadores podem utilizar (veja a página sobre os tipos de pesquisa). No entanto, aqui na disciplina, todos os artigos deverão fazer uma revisão de literatura narrativa, a metodologia é mais simples. Basta escrever algo como: "a metodologia adotada é a revisão de literatura a partir do Google Acadêmico e das informações contidas no site do Banco Central" (substituindo Banco Central por outros sites que tenham sido importantes para sua pesquisa)

O resumo deve ter apenas um parágrafo e ter entre 100 e 200 palavras.

A estrutura do seu artigo



Todos os artigos da disciplina devem ter a seguinte estrutura:

Como você pode ver, a primeira e a quarta seções já são predefinidas. Por isso, o foco da sua atenção deve estar em escolher o título e o conteúdo da segunda e da terceira seções. Isso vai determinar como você organizará seu texto.

Um mesmo tema pode ser organizado de diferentes maneiras. Por exemplo, se seu tema é a comparação entre consumidores de lojas de vestuário físicas e onlines, você poderia organizá-lo de diferentes maneiras:





Cada uma dessas estruturas, dá um foco diferente à pesquisa. Como você pode ver, a escolha de qual é melhor estrutura depende de qual é seu objetivo com o texto (ser mais geral ou ser mais específico, mais didático ou mais detalhado etc.).

Se achar necessário, você pode criar mais seções entre a introdução e as considerações finais. Também é possível criar subseções, por exemplo, dividindo a seção 2 em 2.1 e 2.2. 


A introdução


A introdução deve conter a apresentação do tema e a justificativa da pesquisa, a indicação do objetivo e da metodologia a ser utilizada, além do roteiro do artigo no último parágrafo. A introdução normalmente não é muito longa, ficando em torno de quatro parágrafos. Aqui está uma sugestão de conteúdo:


O desenvolvimento


As seções entre a introdução e as considerações finais são chamadas de desenvolvimento. Mas, atenção, o título delas não deve ser desenvolvimento. Você pode escolher os títulos que considerar mais adequados (se precisar de inspiração, veja o artigo modelo e os TCPs já defendidos). 

Os artigos e monografias (outro nome para TCC) têm duas ou mais seções de desenvolvimento. No entanto, como o texto que vocês farão aqui para a disciplina é curto, ele não deve ter mais do que duas seções entre a introdução e as considerações finais.

Na segunda seção é comum encontrar as definições dos principais conceitos importantes para seu tema (p. ex., o que é ICMS, o que é passivo não circulante etc.). Essas definições são chamadas de referencial teórico.

O restante do conteúdo é composto pelas informações que você reuniu nas fontes que pesquisou. Você pode ir misturando e comparando as ideias de diferentes artigos, reportagens, sites e outros textos para organizar o assunto da maneira que considerar mais interessante.

Se for citar muitos dados, siga as seguintes orientações: 


As considerações finais


Essa última seção tem apenas três ou quatro parágrafos. Se limite a duas coisas: (1) resumir os resultados do seu texto de maneira clara, não apresente ideias novas; e (2) indicar limitações de sua pesquisa e sugerir pesquisas futuras.

Essa seção também é chamada de "conclusão". Porém, há pessoas que consideram que é inadequado chamá-las assim, pois você não está encerrando o assunto, apenas fazendo uma contribuição. Considero essa crítica muito exagerada. No entanto, por via das dúvidas, para evitar reclamações irrelevantes sobre seu trabalho, sugiro que chamem de "considerações finais".  


Os artigos empíricos

No artigo da disciplina, vocês deverão fazer apenas uma revisão de literatura narrativa, não poderão fazer estudos empíricos, isto é, entrevistas ou análises estatísticas. No entanto, é importante que vocês saibam que os artigos empíricos têm uma estrutura um pouco mais rígida do que aquela que vimos acima (introdução, desenvolvimento e considerações finais).  

Eles normalmente seguem a seguinte estrutura:


A segunda seção, onde está o referencial teórico, é um tipo de revisão de literatura, como a que estamos fazendo aqui. Porém, nesse caso, os pesquisadores usam a análise dos trabalhos anteriores para reunir informações necessárias para suas entrevistas e métodos estatísticos. 

Outra  diferença é que os artigos empíricos possuem uma seção específica para apresentar sua metodologia, pois ela normalmente envolve diversos detalhes importantes: 

 Em seguida, a quarta seção apresenta os resultados da pesquisa e os compara aos estudos anteriores. 

Como eu disse, aqui na disciplina vocês não devem seguir essa estrutura (introdução, referencial, metodologia, resultados e considerações finais), mas sim a estrutura mais simples (introdução, segunda seção, terceira seção e considerações finais). Contudo, saber que existe essa estrutura mais rígida vai te ajudar a ler os artigos para sua pesquisa e poderá ser pedida pelo seu orientador de TCP ou TCC.